“Serra tem tudo para dar certo, a não ser que dê errado”

por Camila Pavanelli

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que José Serra deve ser o próximo presidente do Brasil, a não ser que o mapa dos outros candidatos também possua elementos tão ou mais favoráveis do que esses.”
Oscar Quiroga, Veja, 21/04/2010

-- Huuum... --

Eu, assim como o nosso país, estou numa fase de muitas mudanças, e a tentação de fazer previsões nessas horas é irresistível. Resolvi, então, seguir o modelo de Quiroga para estabelecer com segurança tudo o que vai me acontecer daqui para a frente:

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que devo emagrecer, a não ser que eu coma coisas que me façam engordar.”

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que devo ganhar dinheiro, a não ser que eu não consiga emprego e fique sem trabalhar.”

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que devo ler as Obras Completas de Machado de Assis nestas férias, a não ser que eu fique com preguiça e resolva descansar.”

Mas não é só isso! O revolucionário modelo de Quiroga nos permite também traçar com segurança o destino do que você quiser: das grandes questões…

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que a crise nos aeroportos europeus vai melhorar, a não ser que comece a piorar.”

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que a crise na Igreja vai acabar, a não ser que os padres continuem a estuprar.”

… às pequenas…

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que o Marquinhos gosta de você, a não ser que ele goste da namorada dele.”

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que você vai passar no vestibular, a não ser que outros candidatos passem à sua frente.”

… passando pela mais importante de todas:

“Seria tolice não arriscar a afirmação de que o Brasil deve ganhar a Copa do Mundo, a não ser que outra seleção, numa partida decisiva conosco, jogue melhor e faça mais gols em nós do que nós neles. Excetuando-se esta única possibilidade, isto é, o Brasil perder, não resta a menor dúvida: o Brasil certamente irá ganhar.”

E você, amigo futurólogo de plantão? Quais outras afirmações sobre a vida, o Brasil e o mundo você acha que seria tolice não arriscar?



  • http://index.opsblog.org/ Daniel

    A mim me parece muito claro que seria tolice não arriscar que a Veja fará a cobertura mais bunda das eleições, a não ser, tenho isso igualmente claro, que outros veículos consigam auscultar a opinião de especialistas ainda mais toscos.

  • http://www.formigueirocomunista.com/sss André HP

    Ler a Veja me faz oscilar entre o riso e o nojo. É uma revista que devemos folhear se não tivermos nada mais para fazer, se tivermos a fim de ver um exemplo de anti-jornalismo, e se tivermos por esporte querendo criticá-la.

    Não vale a pena ser assinada, e quem faz isso dizendo que o faz para “criticá-la”, só corrobora para o circo de piadas e náuseas.

    Abraço.

    • Bosco

      Tres coisas que evito comentar por que não conheço:

      1) A revista veja: Está com mais de uma década que não a leio. Quando vou a um consultório levo um livro de casa.

      2) BBB: Ainda não assistí um só programa e nunca lí nada sobre ele que fosse além de uma manchete.

      3) Sanduiche Mc Donald: Nunca provei. Nesse caso especial do Mc, como abriram uma loja perto da minha casa, prometí a minha família que muito em breve esperimentaremos do mais caro que tiver lá. Tenho muito medo de que um dia mais adiante queira prová-lo mas já tenha uma proibição do médico em relação a ingestão de frituras.

      Vou esperimenta-lo também por que lembrei-me de uma tia que era aversa a bebidas alcoolicas, aos oitenta anos resolveu tomar um cálice de cerveja, gostou tanto que diariamente antes do amoço ela toma uma pequena taça. Diz ela que cerveja é a única coisa do mundo que deixou de fazer e arrependeu-se depois. Se soubesse que era tão gostosa teria tomado ainda na adolecência.

  • http://caducando.wordpress.com Otávio

    Comentários assaz divertidos. Não é Quiroga, o astrólogo, o elemento esqusito – será que o Cobra Coral é aprovado, se escrever bobagem pra, sei lá, Carta Capital? – e sim a revista.

    É óbvio que o texto de Quiroga é uma bobagem enorme e responsabilidade de Veja. Mas, pra quem ainda não percebeu, tem mais astrologia rodando nossa mídia e as decisões de muito representante por aí do que sei lá o quê.

    Claro que Dilma não é culpada no caso do currículo acadêmico errado (ela não era responsável pela contratação de quem quer que tenha cadastrado seus dados e, certamente, não se responsabiliza pelas informações postadas – como pedido no sítio onde o currículo foi cadastrado). Ah, claro, Dilma também não conhece literatura, porque andou a citar autoras sem sequer escrever seus nomes corretamente. Ou seria culpa de quem atualiza o Twitter dela? Não, espera: deve ser culpa do tal do twitter ou, mais ainda, da internet!

    Abaixo a internet!

    Camila, parabéns pela crítica ao astrólogo, que prevê tudo sem arriscar nada.
    Comentaristas… bom, de novo: FORA, INTERNET!

    Entendi perfeitamente a brincadeira do Daniel, mas já se vê no comentário posterior que a discussão degringolou pra panfletarismo. Muito menos interessante que discutir isso: http://www.fundacaocoral.com.br/imprensa_2007.asp

    (checar veracidade, ver pra onde vai nosso dinheiro, etc)

  • http://caducando.wordpress.com Otávio

    A propósito, peço desculpas mas acho que serei a voz contrária, por aqui. E viva a democracia e a discussão aberta.

  • Pingback: andrehp()

  • Andre Carvalho

    “Seria tolice não arriscar a afirmação de que o Brasil deve ganhar a Copa do Mundo, a não ser que outra seleção, numa partida decisiva conosco, jogue melhor e faça mais gols em nós do que nós neles. Excetuando-se esta única possibilidade, isto é, o Brasil perder, não resta a menor dúvida: o Brasil certamente irá ganhar.”

    Está última me parece um pouco equivocada, pois ignora a possibilidade do Brasil ser eliminado no primeiro turno empatando todos os jogos :)

    (Nerd, eu sei)

  • Pingback: Camila Batista()

  • thiago fantoni

    Copa, Serra, BBB, Veja… Assuntos parecidos!

    Seria tolice imaginar quantos comentários surgiriam deste post idiota…
    Muitos talvez seguindo a lógica da falta de informação generaliada!
    Poucos, talves a mesma falta de informação espanta as pessoas da política!

    Ou nenhum, pois considerando que a situação hipotética não é provável,
    tão pouco considerável ou sujeita a medições científicas a resposta seria 0.

    Ou seja, com serra ou sem serra a política é a mesma do arroio ao chuí!

    att

    thiago fantoni

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone