Carta de um torcedor à CBF
por Alan Souza
Prezada Sra. CBF, responsável pelo nosso futebol:
Não vou falar da nossa eliminação da Copa do Mundo de 2010. Quero olhar pra frente e, como torcedor da Seleção, fazer alguns pedidos simples para a Copa do Mundo de 2014, que vai ser aqui no Brasil:
1) Felipe Melo, de novo, nem pensar. Nem que ele se converta ao zen-budismo tibetano. Ele é chamariz de cartão vermelho – e sempre é expulso em jogos decisivos. Deixem o Felipe Melo representar o Brasil em algum torneio de artes marciais, e não na Copa;
2) Quero uma Seleção com formação clássica, ou seja, uma zaga que defenda, um meio de campo que arme jogadas e um ataque que faça gols. Nada de zagueiros armando jogadas, meio de campo com três volantes e atacantes descendo pra ajudar na marcação, por favor!
3) Não levem de novo pra Copa um jogador bichado, como o Kaká! Quero jogadores com condições plenas de jogo – principalmente se este jogador for o principal armador do time;
4) Escolham um treinador que monte um esquema de jogo à brasileira, ofensivo e com toque de bola. Nada de retranqueiros como Parreira e Dunga, que só sabem colocar o time pra fazer chuveirinho na área. Isso é esquema de jogo de futebol inglês – e a Inglaterra só conseguiu uma Copa do Mundo roubando, vale lembrar…
5) A Seleção tem que ter mais de uma jogada. Se depender de uma única jogada e o jogador responsável por ela se machucar (como aconteceu com o Elano), a Seleção acaba e fica dependendo de jogadas individuais – como aconteceu nesta Copa;
6) Proíbam os jogadores de dar chutões da intermediária, por favor! Só perdemos tempo com isso. Aliás, nesta Copa, quantos gols foram feitos assim (chutão de fora da área), e quantos nasceram do toque de bola? Então…
7) Por último, proíbam o próximo treinador de levar pra Copa jogador por amizade – como o Dunga fez com o Felipe Melo (que o mundo inteiro e até os extraterrestres sabiam que seria expulso e deixaria o time na mão) e o Doni (que é reserva no Roma). Jogador tem que ir pra Copa por talento, e não por ser amigo do treinador.
Sem mais,
Alan Souza
(Enviado ao e-mail da CBF em 04/07/2010, às 10:12 da manhã.)
Pingback: Janaína Kadosh()