Carta de um torcedor à CBF

por Alan Souza

Prezada Sra. CBF, responsável pelo nosso futebol:

Não vou falar da nossa eliminação da Copa do Mundo de 2010. Quero olhar pra frente e, como torcedor da Seleção, fazer alguns pedidos simples para a Copa do Mundo de 2014, que vai ser aqui no Brasil:

1) Felipe Melo, de novo, nem pensar. Nem que ele se converta ao zen-budismo tibetano. Ele é chamariz de cartão vermelho – e sempre é expulso em jogos decisivos. Deixem o Felipe Melo representar o Brasil em algum torneio de artes marciais, e não na Copa;

2) Quero uma Seleção com formação clássica, ou seja, uma zaga que defenda, um meio de campo que arme jogadas e um ataque que faça gols. Nada de zagueiros armando jogadas, meio de campo com três volantes e atacantes descendo pra ajudar na marcação, por favor!

3) Não levem de novo pra Copa um jogador bichado, como o Kaká! Quero jogadores com condições plenas de jogo – principalmente se este jogador for o principal armador do time;

4) Escolham um treinador que monte um esquema de jogo à brasileira, ofensivo e com toque de bola. Nada de retranqueiros como Parreira e Dunga, que só sabem colocar o time pra fazer chuveirinho na área. Isso é esquema de jogo de futebol inglês – e a Inglaterra só conseguiu uma Copa do Mundo roubando, vale lembrar…

5) A Seleção tem que ter mais de uma jogada. Se depender de uma única jogada e o jogador responsável por ela se machucar (como aconteceu com o Elano), a Seleção acaba e fica dependendo de jogadas individuais – como aconteceu nesta Copa;

6) Proíbam os jogadores de dar chutões da intermediária, por favor! Só perdemos tempo com isso. Aliás, nesta Copa, quantos gols foram feitos assim (chutão de fora da área), e quantos nasceram do toque de bola? Então…

7) Por último, proíbam o próximo treinador de levar pra Copa jogador por amizade – como o Dunga fez com o Felipe Melo (que o mundo inteiro e até os extraterrestres sabiam que seria expulso e deixaria o time na mão) e o Doni (que é reserva no Roma). Jogador tem que ir pra Copa por talento, e não por ser amigo do treinador.

Sem mais,

Alan Souza

(Enviado ao e-mail da CBF em 04/07/2010, às 10:12 da manhã.)



  • Pingback: Janaína Kadosh()

  • carmen silveira

    Boa noite. Sou uma mulher mas gosto muito de esporte e tenho paixão quando nosso Brasil joga, voleibol e fubtebol. Estou indignada, gente cada copa do mundo sempre tem um cristo, todo o conjunto desde A à Z (EQUIPE GERAL). Mas eu pergunto quem nunca errou nesta vida? Então atire a primeira pedra.O DUNGA e jogadores tiverem seus delizes, gente mais nós não podemos cruficicá-los. Os valores são estão nos vencedores??? Que é isto? Olha, os argentinos erraram, perderam de 4 à 0, embora derrotados, maior parte da Argentina, foi recepcionar toda equipe derrotada dando o maior apoio à eles, todos ficaram surpreesos com a recepção pensando talvez que seriam recebidos com pedradas, mas não foram.
    E o Brasil? Todos nós ficamos tristes, mas receber os nossos jogadores e demais membros como se tivessem feito um pecado mortal! Eu não aprovo certas atitudes
    mas, a população vou ao aeroporto dar apoio. A Fifa achou por melhor demitir certos membros, mas apesar de tudo somos brasileiros e onde está o nosso patriotismo.

    • Alan Souza

      Carmem, reconhecer erros e tentar corrigi-los nada tem a ver com patriotismo. E vencer para o país, sim, é que é patriótico. Se você gosta de ver a Seleção perder, tendo jogadores e talento pra vencer, é outra coisa. Mas o torcedor gosta de ver gol e vitória.

      Não, eu não me incluo dentre esses que aplaudem os derrotados e errados voluntários. Sou dos que reconhecem e aplaudem alguém ter sido derrotado tendo se esforçado para vencer. Mas jamais aplaudirei a derrota voluntariosa e o comportamento do Felipe Melo. Aquilo foi falta de profissionalismo, de respeito à camisa da Seleção e ao povo brasileiro.

      Se você acha que a Seleção deve levar jogador bichado, anti-profissionais como Felipe Melo e reservas sem talento por serem amigos do treinador, ser derrotada por essas escolhas e ainda acha que isso é nomal e tudo bem, é seu ponto de vista, respeito mas não concordo. Eu, como torcedor e tendo assistido a 9 Copas do Mundo, gosto de ver a Seleção funcionando igual a um relógio suíço e vencendo.

  • placido jose de oliveira

    Sh Ricardo texeira : eu acho que a nossa seleçao e bem maior que a prepotencia de um dunga qualquer da vida, a estratejia vencer a arrogancia pois nos que amamos o futebol e que somos patriota não merecemos q pesoas deste tipo umilhi 190 milhoes de brasileiros, a nossa seleçaõ n e de nenhun tecinico, eles são nosso administrador, por tanto merecemos explicaçoes convicentes. Ricardo texeira em minha opinião acho que nosso galinho o \zico merece uma chance para ser o comandante de nossa seleçao pois o trabalho que fez a frente da seleção do japao foi brilhante nos vimos como a mesma se comportou nesta copa. pois esta e a opiniao de um torcedor e de um patriota. (placido oliveira)

  • Ricardo

    Nós, brasileiros, temos uma visão muito otimista sobre a nossa seleção. Pra mim, a melhor seleção da copa era a inglesa que, estranhamente, não jogou 10% do que sabe. A espanhola também me decepcionou e a argentina foi uma surpresa, visto que só jogou mesmo na Copa. Essa Copa vem demonstrando um estranho equilíbrio entre seleções com e sem futebol técnico. Acho que essa tal Jabulani deveria ter sido disponibilizada bem antes da Copa para a adaptação de todos os dos jogadores. Andei brincando com uma e notei uma incrível diferença de comportamento em relação a outras bolas. Pode ter sido essa a diferença.

    • Alan Souza

      Olha, pensei em vários fatores que nos levaram à derrota. Mas botar a culpa na bola (se não foi ironia…), é realmente estranho. Estranho pelo fato da Alemanha não ter sentido esse “problema”…

  • http://leguts Olivio Pavanelli Filho

    Alan, para acontecer tudo que voce pediu precisaríamos de um técnico como Telê Santana. A gente perdia mas não ficava aborrecido, porque o time montado era o melhor da época, de verdade e jogava bola!…Mas com a CBF e seus presidente atual, não espere por isso. Vamos continuar com total interferencia no trabalho da comissão técnica e privilégios a patrocinadores e redes de TV. Teremos, então, apenas a continuação do trabalho desses Zagalos, Parreiras e Dungas que estão por aí, loucos pra achar um emprego…

    • Alan Souza

      Olívio, você tem razão. A Seleção de 1982 era de um futebol magnífico. Tinha jogada por todos os lados, uma profusão de craques (Sócrates, Zico, Éder, Falcão, Toninho Cerezo, Júnior, Leandro, só que me lembro rapidamente). Perdeu num dia em que os deuses do futebol estava dormindo. Não mereceu a derrota, tanto que Paolo Rossi, nosso carrasco, nunca mais fez nada de relevante em sua vida futebolística.

      Naquele tempo os volantes ficavam zaga, o meio-campo armava (e que meio-campo! Zico, Sócrates, Falcão, Leandro e Júnior!) e o ataque ia pra frente. Bons tempos, em que nosso futebol era diferente do futebol europeu. Depois da Copa de 1986 só quem montou uma seleção à brasileira mesmo foi o Felipão, em 2002. O resto foi um bando de retranqueiro, que só aposta em chuveirinho na área e contra-ataque – ou seja, como jogam os europeus…

  • Bosco

    Você esqueceu de dizer que o Julio Batista, Kleberson e o Robinho não estavam nem indo no Banco em seus clubes de origem a muito tempo que o Felipe Melo era reserva da juventos e foi considerado o pior jogador do campeonato italiano. O goleiro Doni você falou.

    Quanto ao Robinho, o próprio Dunga o aconselhou a pedir para ser emprestado ao Santos para poder ser titular de um time qualquer pois já tinhamos reservas demais convocados.

    Quanto ao Felipão, a seleção quase não classificou-se para a copa e ainda é do conhecimento de todos que ele manda bater, cuspir e quando treinador do Grêmio, seu grande momento, chamavamos de time mais uruguaio do país.

    Como vamos querer uma renovação do nosso futebol com Felipão? Se fôr só para baixar a idade dos jogadores convocados o Dunga poderia obedecer essa ordem sim.

    O que queremos é a modernização do modo de jogar, e sinceramente, com o futebol apresentado por treinadores brasileiros não será possivel.

    • Alan Souza

      Bosco, se você reparou, no início do texto eu deixo bem claro que são sugestões para a próxima Copa, e não análise profunda desta. Então, não era o caso de analisar todos os reservas de outros clubes que foram chamados pra Seleção.

      Quanto ao Felipão, fale-se o que quiser falar dele, mas ele ganhou a Copa. E o resumo do meu texto é isso: torcedor gosta de ver vitória e taça de campeonato.

      E quanto a baixar a média de idade, vale lembrar que a Alemanha está jogando esse bolão todo com a seleção mais jovem que já levou a uma Copa, e Santos e Inter encantaram recentemente com times jovens. De que vale a experiência dos grandes craques que já disputaram outras Copas (Messsi, Kaká, Rooney e Cristiano Ronaldo, por exemplo), se eles não rendem nada?

  • http://www.meionorte.com/phylippe Phylippe Moura

    Beleza. Mas já faz um tempo que o futebol inglês não se resume a “chuveirinho”.
    Abraço.

    • Alan Souza

      Melhorou bastante, mas ainda não perdeu a pecha de “jogo aéreo”.

  • http://s mateus

    já era pra ter tirado dunga a um tempão ele só veio tirar nosso prazer.
    dunga seu buuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuurooooooooooooooooo.

  • http://www.heideggerianices.blogspot.com Raphael Douglas

    Muito bom!

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone