Aulas de Feynman

A leitura flui tão bem que é fácil esquecermos que todo o material vem de uma transcrição direta de cada aula e não de notas manuscritas compiladas.

“Sobre as Leis da Física”, de Richard Feynman

Falar de Richard P. Feynman é um exercício para qualquer físico ou divulgador de ciência. Um exercício de autocontrole, de tentar não cair nos chavões de sempre – todo mundo que se interessa pela área sabe, ou deveria saber, alguns fatos básicos sobre o genial físico americano, talvez o maior de sua geração:

-Ele tocava bongô;

-Seus passatempos incluíam arrombar cofres e ir a clubes de strip-tease;

-Participou do Projeto Manhattan, responsável pelo desenvolvimento da bomba atômica americana, e se deliciava em infernizar a vida dos militares;

-E, talvez o mais importante de tudo, não apenas era um apaixonado pela ciência, como tinha um raro dom de comunicá-la sem fazer rodeios, sem apelar para lugares-comuns e sem subestimar a inteligência de seu público.

Este último ponto é perfeitamente ilustrado ao leitor de Sobre as Leis da Física, tradução inédita para o Brasil de The Character of Physical Law. Trata-se da transcrição de uma série de sete palestras ministradas por Feynman para o público de todas as áreas na Universidade de Cornell em 1964. Em cada uma delas Feynman disseca de maneira bastante genérica o que vem a ser uma lei da física – como podemos expressá-la, como regras naturais são descritas pela linguagem matemática, como cada lei se relaciona com as outras e assim por diante. E, diferente do que se costuma ver em apresentações do mesmo tipo, Feynman não se limita a falar de física em termos filosóficos ou apenas usando analogias. Ao contrário, já na primeira palestra ele dá um exemplo de como expressar uma lei física conhecida (a Gravitação, neste caso) através de uma equação matemática simples e a partir daí contar a história de sua descoberta, seu significado e suas profundas consequências. Tudo isso com a desenvoltura característica dos grandes professores, além de um fino senso de humor – as alfinetadas de Feynman sobre a filosofia da ciência são particularmente deliciosas.

A leitura flui tão bem que é fácil esquecermos que todo o material vem de uma transcrição direta de cada aula e não de notas manuscritas compiladas. Feynman não preparou mais do que um sumário curto antes de cada apresentação, e o que se vê no livro é o conteúdo não filtrado de suas palestras, exatamente como os alunos de Cornell as ouviram. Ao longo dos sete capítulos o leitor pode ter uma bela apreciação de como o pensamento científico se desenvolve e por que achamos que a Natureza se apresenta tal como é. Leigos podem ter um vislumbre do processo de descoberta e maravilhamento científicos e os iniciados que porventura passaram por uma formação um pouco mais maçante podem redescobrir (ou renovar) sua admiração pelos processos naturais.

A publicação de Sobre as Leis da Física foi um trabalho de parceria entre as editoras da PUC do Rio de Janeiro e da Contraponto, que vem se especializando em trazer para o Brasil títulos de várias áreas de ciências humanas e de exatas. A ótima tradução e revisão técnica de dois físicos da Universidade Federal de São Carlos-SP complementam a obra, além de trazer algumas notas de rodapé que atualizam e contextualizam algumas das afirmações feitas nas palestras. O resultado final é um tratado extremamente conciso sobre o que deveria nortear o trabalho de um físico.

Embora não seja a primeira publicação de Feynman no Brasil, é talvez uma das mais importantes materiais a respeito do cientista. Ele, aliás, visitou o Brasil na década de 50 e fez críticas bastante ácidas a respeito de nosso sistema de ensino superior de ciências, conforme relatado em O senhor está brincando, Sr. Feynman?, publicado aqui em 2006 pela Editora Campus. Essa crítica talvez seja a mais devastadora, tanto mais por permanecer atual quase sessenta anos depois de feita, da qualidade de nosso ensino e do quanto ainda temos um longo caminho a percorrer. Ao mesmo tempo, Feynman ajudou a fundar o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – CBPF, tendo, portanto, dado uma importantíssima contribuição prática ao desenvolvimento científico de nosso país.

Vale notar também que o conteúdo completo da série de palestras foi gravado pela BBC de Londres e disponibilizado como um especial de TV no ano seguinte. Recentemente, o empresário Bill Gates comprou os direitos de exibição e disponibilizou todo o conteúdo audiovisual gratuitamente no que chamou de “Projeto Tuva”, em referência a um velho sonho não realizado de Feynman de visitar uma província russa de mesmo nome. Para assistir todas as sete palestras que compõem Sobre as Leis da Física basta acessar a página do projeto, instalar um programinha que habilita a exibição dos vídeos e curtir tanto a fluidez das aulas quanto os comentários, notas e material suplementar escritos por especialistas. Tudo está em inglês, é claro, e se a língua não for uma barreira, vale a pena conferir o projeto depois ou mesmo durante a leitura deste clássico.

::: Sobre as Leis da Física :::
::: Richard Feynman (trad. Marcel Novaes) :::
::: Contraponto Editora, 2012, 180 páginas :::
::: compre na Livraria Cultura :::

Share Button

  • Raul Ribeiro

    Poderia colocar o sumário, os nomes dos capítulos. Agradeço.