Bar notifica blog para retirar crítica do ar

por Vanessa Souza – Até onde vai nossa liberdade de expressão virtual? Na internet é possível escrever e publicar qualquer texto? Os blogs são os antigos panfletos impressos clandestinamente? Ainda existe censura no Brasil? São muitas as perguntas que antecedem as linhas abaixo. No dia 20 de setembro o blog Resenha em 6 publicou o seguinte comentário a respeito do Boteco São Bento, localizado na Vila Madalena, em São Paulo:

Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.

O Resenha em 6 se propõe a resenhar “sem enrolação e em seis linhas ou menos”, inúmeros produtos e serviços. Dias depois, os blogueiros foram coagidos a retirar a postagem do ar, em um comentário supostamente de Jonas Steinmayer, um dos donos do local. “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, declarava Steinmayer. Logo depois, os blogueiros receberam uma notificação extrajudicial, exigindo a remoção imediata do comentário.

Com isso houve um grande estardalhaço na web. Além da equipe do blog, formada por Raphael Quatrocci (autor do comentário), Juliano Barreto, Fernando Badô e Bruno Garattoni, toda a comunidade blogueira se sentiu intimidada. No Twitter, a hashtag #freeresenhaem6 foi criada para conversas a respeito do caso. O Resenha em 6 recebeu centenas de comentários de apoio.

Muitos quiseram criar ainda mais polêmica, como o blogueiro Carlos Cardoso, do Meio Bit. Ele sugeriu que o comentário censurado fosse reproduzido em muitos outros blogs – “Minha proposta: TODOS, digo TODOS os blogs devem publicar o MESMO post. Assim ela [a advogada do Boteco São Bento] terá que enviar notificação para TODO MUNDO. Ou fechar a Internet.”

No fim das contas, Raphael Quatrocci, autor do post, preferiu retirar a postagem do ar. Agradeceu o apoio de toda a blogosfera, mas afirmou que não tem a intenção de entrar em nenhuma batalha jurídica. A advogada e blogueira Flávia Penido tenta fazer um acordo entre o blog e o Boteco São Bento, com o intuito de manter a postagem no ar. “Estou em contato com os advogados da outra parte [Boteco São Bento] para fazer um acordo extrajudicial onde o post possa voltar ao ar, com comunicado da empresa se explicando”, afirmou. Segundo ela, esse acordo vai ser importante para a blogosfera, que entenderá que há limites mesmo quando falamos sobre liberdade de expressão.



  • http://www.formigueirocomunista.com/sss André HP

    Inquisição. em pleno século 21.

    Os blogs parecem até uma espécie de contracultura midiática.

  • Pedro de Azevedo Peres

    Pois … é fácil falar quando não é connosco e até estamos do outro lado do mar.

    Mas eu acho que a comunidade blogueira deveria se constituir em associação, com quota paga para ter apoio jurídico.

    O que Resenha em 6 publicou não é nada de mais. Já tenho lido criticas mais violentas sobre locais que prestam mau serviço, em jornais de referência por esse mundo fora.

    Os donos do Boteco São Bento ao invés de usarem a crítica para melhorar o serviço, como também devem ser do tipo “ultra-power-mega” ameaçam com a Justiça e agora todo o mundo – até aqui em Portugal – sabe que o boteco é sítio não recomendável, de gente que prefere a litigância a prestar um bom serviço ao Cliente.

    Para a próxima melhore o serviço, convide o blogueiro para experimentar as melhorias e depois é só mantê-las e se possível ampliá-las. Por ventura conquistava um cliente insatisfeito e ainda recebia referência positiva.

    Quanto à liberdade na Internet: Sim! Mas com responsabilidade e rastreabilidade, para não dar lugar a bandido.

  • http://escrevinhamentos.blogspot.com/ Victor Barone

    Mas que diabo de limite é este? O cara foi no bar, odiou e não pode expressar sua opinião?

  • http://ladyrasta.com.br Flavia (@ladyrasta)

    Pedro, a preocupação dos advogados do bar na verdade era com os comentários falsamente atribuídos aos representantes do bar, e não com o conteúdo do post em si.

    Espero poder dar boas notícias em breve.

    E Vanessa adorei o post!

    beijos

    Flavia

  • http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni

    apóio a possibilidade de escrever e publicar posts assim.
    o problema é o seguinte: o cara perde a garota prum dono dum bar e vai lá no blog dele e detona o bar do cara, coisas desse tipo.
    como saber que a crítica é real e isenta?
    a crítica tem que estar COLADA à credibilidade de quem faz, so sujeito que escreve.
    fica tudo mais difícil quando se escreve em seis. ou três. ou quatro.
    se o cara escreve sozinho e é aquilo que ele vê e sente e há vários outros posts elogiando coisas, não só metendo o pau, ele pode ter credibilidade para falar mal ou mesmo descer o cacete no lugar, no produto, no serviço.
    :>)

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone