Bar notifica blog para retirar crítica do ar
por Vanessa Souza – Até onde vai nossa liberdade de expressão virtual? Na internet é possível escrever e publicar qualquer texto? Os blogs são os antigos panfletos impressos clandestinamente? Ainda existe censura no Brasil? São muitas as perguntas que antecedem as linhas abaixo. No dia 20 de setembro o blog Resenha em 6 publicou o seguinte comentário a respeito do Boteco São Bento, localizado na Vila Madalena, em São Paulo:
Depois da Faixa de Gaza e do Acre, este é o pior lugar do mundo para você ir com os amigos. Caro, petiscos sem graça e, principalmente, garçons ultra-power-mega chatos: você toma dois dedos do seu chopp, quente e azedo que nem xoxota nos tempos dos vikings, eles já colocam outro na mesa. E se você recusa, eles ainda ficam putos. Só tulipadas diárias no rabo para justificar tamanha simpatia no atendimento.
O Resenha em 6 se propõe a resenhar “sem enrolação e em seis linhas ou menos”, inúmeros produtos e serviços. Dias depois, os blogueiros foram coagidos a retirar a postagem do ar, em um comentário supostamente de Jonas Steinmayer, um dos donos do local. “Estamos tomando as devidas providências em relação a esse blog”, declarava Steinmayer. Logo depois, os blogueiros receberam uma notificação extrajudicial, exigindo a remoção imediata do comentário.
Com isso houve um grande estardalhaço na web. Além da equipe do blog, formada por Raphael Quatrocci (autor do comentário), Juliano Barreto, Fernando Badô e Bruno Garattoni, toda a comunidade blogueira se sentiu intimidada. No Twitter, a hashtag #freeresenhaem6 foi criada para conversas a respeito do caso. O Resenha em 6 recebeu centenas de comentários de apoio.
Muitos quiseram criar ainda mais polêmica, como o blogueiro Carlos Cardoso, do Meio Bit. Ele sugeriu que o comentário censurado fosse reproduzido em muitos outros blogs – “Minha proposta: TODOS, digo TODOS os blogs devem publicar o MESMO post. Assim ela [a advogada do Boteco São Bento] terá que enviar notificação para TODO MUNDO. Ou fechar a Internet.”
No fim das contas, Raphael Quatrocci, autor do post, preferiu retirar a postagem do ar. Agradeceu o apoio de toda a blogosfera, mas afirmou que não tem a intenção de entrar em nenhuma batalha jurídica. A advogada e blogueira Flávia Penido tenta fazer um acordo entre o blog e o Boteco São Bento, com o intuito de manter a postagem no ar. “Estou em contato com os advogados da outra parte [Boteco São Bento] para fazer um acordo extrajudicial onde o post possa voltar ao ar, com comunicado da empresa se explicando”, afirmou. Segundo ela, esse acordo vai ser importante para a blogosfera, que entenderá que há limites mesmo quando falamos sobre liberdade de expressão.
-
http://www.formigueirocomunista.com/sss André HP
-
Pedro de Azevedo Peres
-
http://escrevinhamentos.blogspot.com/ Victor Barone
-
http://ladyrasta.com.br Flavia (@ladyrasta)
-
http://www.verbeat.org/blogs/biajoni Biajoni