Proteste Já, a produção: entrevista com Raphael Cerqueira

a Dowglas Lima e Daniel Lopes – Proteste Já, o quadro, é um sucesso dentro do sucesso que é o programa CQC – Custe o Que Custar (Band – às segundas, 22h15; e sábados, 23h45). Denunciando malfeitorias e desserviços do poder público, sem descuidar do sempre presente bom humor, os vídeos do Proteste têm enorme e imediata audiência em canais como o YouTube – muitos, levados até lá pela própria Bandeirantes.

São dois os principais cabeças do quadro: Rafinha Bastos, o apresentador (que é blogueiro, caso você não saiba), e seu quase xará Raphael Cerqueira, o produtor. É com este sujeito em lua-de-mel com seu trabalho que o Amálgama bateu um papo.

*

AmálgamaComo está a recepção ao Proteste, Raphael? Imagino que no começo poderia haver alguma estranheza da parte da audiência, por se tratar se um segmento “sério” em um programa majoritariamente de assuntos “leves”. Mas hoje sabe-se que ele é um dos grandes sucessos…
Raphael Cerqueira – Acredito que a recepção ao Proteste Já foi boa desde o primeiro programa. Uma das evidências dessa constatação foi a grande quantidade de e-mails e críticas aprovando o formato. A matéria de estréia do quadro foi sobre algumas estações de tratamento de esgoto da cidade de São Paulo que estavam construídas e prontas para operar já fazia uns 4 ou 5 anos, mas por algum motivo (leia-se descaso e inoperância) estavam inativas. Era um investimento alto da companhia de águas e esgoto que estava literalmente jogado na lama. Então mostramos o esgoto da região sendo despejado na represa Billings, uma das grandes fontes de água que abastecem a cidade de São Paulo.

A denúncia foi feita por um ambientalista independente da região. Então começamos o que eu chamo de “modus operandi Proteste”. Ou seja: ir atrás dos responsáveis, a companhia responsável pela construção e operação da água e esgoto, e fazer com que alguém se comprometesse a explicar o porquê das estações não funcionarem. Mas sobretudo – e essa é uma das grandes virtudes do Proteste Já – colocar um prazo para que a operação que trata o esgoto funcionasse.

Fomos então atrás da companhia. Descobrimos o endereço onde ficava o responsável pela operação daquela determinada área e, sem qualquer aviso prévio, agendamento de entrevista e adiantamento da pauta para assessoria de imprensa, já chegamos filmando na portaria e procurando pelo tal diretor da empresa. Em momento algum a câmera é desligada. Num primeiro momento, ninguém entendia que tipo de jornalismo era aquele e a forma incisiva e direta de abordagem. Uns dias depois o diretor de comunicação aceitou nos receber. Fizemos as perguntas de praxe para o caso e levamos um pouco da água de esgoto numa jarra para que ele visse com seus próprios olhos e sentisse com seu nariz o cheiro do esgoto. Após a entrevista, por mais argumentos que teve o entrevistado, ficou claro que nada justificava o absurdo de algumas estações de esgoto estarem inoperantes. Então firmou-se um compromisso de ativá-las o quanto antes. Quem quiser pode assistir a matéria completa no YouTube.

Mas voltando à pergunta. O que faz do CQC um programa jornalístico-humorístico e ao mesmo tempo sério é uma combinação bem balanceada entre esses dois ingredientes: humor, ironia fina e assunto sério. Mas não apenas o Proteste Já é sério. Muitas vezes fazemos reportagens sérias, abordando temas delicados (Caixa 2 dos políticos, por exemplo) usando da mesma cara de pau e ironia de que os entrevistados costumam fazer uso. Com relação ao sucesso do quadro, atribuo isso a um largo trabalho de toda uma equipe de produção, edição, pós-produção e um talentoso jornalista e humorista que é o Rafinha Bastos. E algo importante a ser destacado: quando se trata de uma reportagem sobre o setor público, por exemplo, os telespectadores se identificam, por serem usuários e vítimas de serviços mal prestados (e de impostos muito bem coletados por parte do governo) e geralmente não terem a quem reclamar. Então se sentem representados pelo repórter que vai apurar o assunto, sempre com o objetivo final de resolvê-lo da melhor forma possível, sem a formalidade do jornalismo convencional.

 
O quadro também existe nos CQCs de outros países (como o Caiga Quien Caiga, da Argentina) ou é um quadro especificamente criado para o CQC Brasileiro?
O quadro também existe na Argentina e Chile, por exemplo. Trata-se do mesmo formato, com as peculiaridades de cada repórter e temas de cada país. Há também esse quadro na Espanha. É curioso perceber como são diferentes as pautas da América do Sul em relação às da Europa. Aqui geralmente reclamamos que não há hospitais, serviços médicos, pavimentação, esgoto, estradas, escolas. Já na Europa reclama-se, por exemplo, dos guard-rails da estrada, que são como guilhotinas para motociclistas. Isso mostra claramente as demandas dos países e a diferença entre o Primeiro e Terceiro Mundo. Imagino que na Suécia seria muito difícil fazer Proteste Já.

 
[imagem obtida no blog do jornalista]O que foi determinante pra escolha do Rafinha Bastos para fazer o Proteste?
Não posso responder essa pergunta pois não estive envolvido no processo. Mas creio que o Rafinha tem características que, trabalhando com ele, pude perceber. Por exemplo: antes de ser um comediante, ele era jornalista e já trabalhava com televisão. Além disso, por ser um grande comediante de stand-up, é muito rápido seu raciocínio para lidar com os entrevistados. É um cara que costuma estudar a pauta que sugerimos, vive sugerindo pautas, é atento às demandas do público. Sempre traz boas idéias e é muito antenado com o que se produz aqui no Brasil e fora do país. Além disso, ele tem 2 metros de altura. Isso também ajuda.

 
Um quadro polêmico como esse necessita, sem dúvida, de uma boa equipe de produção no processo de busca das informações. Isso, sem dúvidas, têm trazido a você novas experiências. Qual delas seria a mais interessante?
Sem dúvida que a parte de produção é essencial ao quadro. Trazer informações precisas para conflitar um entrevistado, por exemplo, é fundamental. Uma das experiências interessantes, na minha opinião, é estar na rua quase que em tempo integral. Então posso estar num ônibus na periferia de uma cidade e ninguém imaginar que estou produzindo uma matéria que será exibida em rede nacional. Passo como mais um na multidão, pois não apareço na “telinha”.

Além disso, é uma experiência de jornalismo investigativo que diria ser das melhores escolas. Pelo fato de o programa fazer muito sucesso, isso acaba abrindo muitas portas. Então um dia me vejo numa reunião com um líder comunitário na periferia da cidade. Na mesma semana faço uma reunião com o prefeito de uma cidade, um deputado, um juiz, promotor, etc. Costumo manter uma diversidade de contatos e usar muito o telefone. Mas o mais curioso é você saber distinguir o joio do trigo. Aquilo que é realmente uma boa pauta daquilo que querem lhe vender como uma boa pauta. Muitas vezes você tem que “sacar” qual a intenção da pessoa que está te passando uma informação e avaliar o peso daquilo. O tempo todo me questiono se determinada pauta realmente deve ser levada adiante ou não. Procuro entender os mais diversos assuntos e pesquisar sobre o tema.

Transformar uma sugestão de pauta em matéria não é uma decisão minha, isolada. Há toda uma discussão entre direção do programa e equipe de produção. Mas geralmente acabo filtrando as milhares de sugestões de pauta que chegam por semana. São cerca de três mil e-mails por semana. Além disso, eu sou praticamente um andarilho. Ando muito por São Paulo. Teve épocas que percorria cerca de 15 quilômetros diários de caminhada. Sou também muito observador, então andar a pé ajuda muito a perceber os problemas e ver boas pautas. Sempre que estou andando é um tempo que tiro pra observar, pensar e sentir a cidade. Muitas vezes vou para lugares que não conheço, atrás de uma pauta.

A melhor forma de entender a cidade/bairro/país que não se conhece é andar pela rua e principalmente, na minha opinião, bater papo com o povo. Essa é uma das coisas interessantes do jornalismo. Já aconteceu de eu estar numa cidade sem saber por onde começar a produzir uma matéria. Então começo a andar pelas ruas. Converso sempre com balconista ou um garçom. São pessoas muito bem informadas devido à rotatividade e diversidade de perfis que ali tomam seus cafezinhos e comem no balcão e mesa. Às vezes entro num táxi e o motorista me leva exatamente atrás daquilo que estava procurando.

Sem dizer que a leitura (jornal, revista, livros) é um grande instrumento pra compreender problemas. Faz quase um ano que trabalho com o CQC e percebi que esse ano gastei bastante as solas dos meus sapatos atrás de matéria e rodando pelas ruas, sempre com um jornal na mochila, um livro e os fones de ouvido tocando música. Não é uma experiência legal? A maioria das pessoas que conheço passam suas 8, 10, 12 horas de trabalho diários dentro de seus escritórios, isoladas do contato com as ruas. Acho que não conseguiria ficar trancado o tempo todo num escritório.

 
Agora vamos ao entretanto. Não há a percepção de que o quadro está muito concentrado no Sul-Sudeste? Afinal de contas, políticos enroladores, por exemplo, é o que não falta no Norte-Nordeste.
Concordo com a sua pergunta. Como todos da nossa equipe – eu, minha colega de produção,Vanessa Alcântara, e o chefe de produção, o argentino Gaston Turiel) –, acho que precisamos sair do eixo São Paulo-Rio-Brasília. Recentemente gravamos em Curitiba. Mas ainda é insuficiente diante do tamanho do nosso país. Ano que vem queremos mais pautas pelo Brasil afora. E estamos realmente abertos às sugestões mais variadas. Basta enviar um e-mail para e contar o problema que iremos atrás (para este ano as pautas já estão fechadas; ano que vem, a partir de meados de janeiro, voltamos a avaliar sugestões). Pois como diz o bordão do CQC, “Eles estão à solta, mas nós estamos atrás”.



  • Pingback: Daniel via Rec6()

  • http://www.overboestar.blogspot.com gerusa

    Nossa, que entrevista legal!Eu gosto demais do CQC. Pra mim era uma coisa que tava faltando na tv. Também gosto do quadro ” Proteste Já “, e só queria saber se realmente os prazos conseguidos nas reportagens foram cumpridos por algumas das empresas ou prefeituras responsabilizadas. Seria bom se o programa fizesse no fim do ano uma especie de “passando a limpo”, pra mostrar ao telespectador se a situação mudou de figura depois de denunciada.
    Se o Raphael estiver lendo, fica ai a sugestão.

  • Pingback: danielsl no diHITT()

    • maria jose rufino

      oi boa noite
      eu vou fazer uma reclamaçao a vc sobre a prefeitura de de vazea paulista
      eu moro aqui nesse bairro a 19 anos nos nao tem agua encanada nao temos rede de esgoto o pessoal aquie eu eusamos agua de poço e ate os poços estao contaminados isso e os poços que restao pois estao secando todos e nao temos asfalto e estamos canssado de ir na prefeitua atras de beneficio para o bairro e eles sempre falao que a prefeitura esta sem verba que eles nao tem condiçoes de fazer nada pra nos quando chega eleiçao todos estao em nossas portas acabou a eleiçoes todos somem e agora descobrimos que o governo mandou para a prefeitura 20 milhoes pra fazer benfeitoria para os bairros mais necessitado entao encluirao todos os bairros menos o nosso e dai edai hoje eu liguei la na prefeitura e falei na parte juridica e dai me disserao que eles nao sabe de nada e dai me tranferiu pra ouvidoria pois a ouvidoria disse que nao sabe de nada entao ossa cituaçao e muito dificil e a muityo tempo eu corro a essa prefeitura e sempre fica nessa entao eu resolvi mandar esse e-mail pra vcs pra que vcs nos ajude a noticia saiu no jornal jj de jundiai onten no dia 18/11 de 2010
      meu nome e maria jose rufino
      meu telefone e 011-45333386 selular 96828161 estarei aguardando vcs
      muito obrigada

  • Pingback: domelhor.net()

  • Pingback: Anônimo()

  • http://www.blogdodowglas.blogspot.com Dowglas Lima

    Estou estagiando na parte de Assessoria de Comunicação, mas tenho vontade de atuar na produção justamente pra viver um pouco dessa correria à qual o Raphael se referiu na entrevista.

    Ah, e o CQC salva minhas segundas-feiras.

  • http://www.blogdodowglas.blogspot.com Dowglas Lima

    Do jeito que falei, parece que estagio no CQC hehehe. Trabalho na Universidade Estadual do Piauí mesmo…

  • Carlos

    No dia 01/12/08,vendo o progama de voces,me surpreendi,com o lançamento do novo quadro.A escola que os senhores escolheram para este novo quadro,se Chama Marcio João de Arruda,é uma escola pauperrima,e pertence a PREITURA DE ITU,fica localizada numa area urbana,precisamente no bairro Apotrebu,dentro do loteamento Terra de Santa Maria.Esta Escola Precisa de tudo,Saneamento basico,não tem nem agua potavel,ela precisa de reforma,troca de mobiliario,area de recreação enfim precisa de tudo.Salientando,junto a ela esta se levantando um posto de saude,isto pelos proprios moradore e arredores,esta parado por falta de verba,a Prefeitura nem se quer cedeu um tijolo. Aproveitando o ensejo,gostariamos que os Senhores Cobracem da Prefeitura todas estas melhrias,para o conforto e segurança destas crianças.

  • Marcelo Santos

    Bom meu nome e Marcelo Santos e sou morador do Jardim Marilu que fica na zona leste de Sao Paulo nosso problema e com a CDHU moro no conjunto a 5 anos e des do dia em que cheguei aqui todos reclamam das caixas dagua dos condominios que formam o conjunto IGUATEMI A que esta localizado na Avenida Ponte da Amizade numero 361 ja foram feitas diversas reclamaçoes e na foi resolvido alguns sindicos ligaram a agua direto da rua mais o encanamento e muito fragil para aguentar a pressao da agua tanto e que ja estouraram varios canos dos aptos. isso e so o começo da historia gostaria que voceis comparecam aqui na comunidade para avaliar o problema e nos ajudar a resolve-lo assisto o progama e vejo muita destreza da parte de voceis em ajudar o povao e creio que com a gente nao sera diferente encerro por aqui muito obrigado pela atençao qualquer duvida liguem para mim 8896 2967 aenciosamente. Marcelo Santos

  • camila rodrigues

    precisamos de ajuda nossa cidade em cajati interior de sp, esta com problemas no dinheiro publico ,no hospital , posto de saude ,escolas creches estadas… marino de lima esta a 8 anos na prefeitura ….resumindo na nossa cidade temos a bungue fertilizantes umas das maiores e mais rica indunstria do vale do ribeira em sp mais nao parece nao temos nem ruas com calsadas…… uma nova prefeitura foi construida este ano porq era fim de mandato e a cidade estava nas mesmas condiçoes de quando a minha avo votava isso quer dizer q nada mudou nao é possivel que nao tem dinheiro nem para reforma de hospital nao da né ah quem ele enganar quer enganar ele mandou uns brinquedos para as escolas para dizer q tinha feito alguma coisa por elas….por favor ele esta saindo este ano todos querem saber onde esta nosso dinheiro……………………….bjus camila de cajati.

  • Daniel Lopes [editor]

    Ao Carlos, Marcela, Camila e a eventualmente mais alguém, comunico que todos os comentários-denúncia estão sendo encaminhados ao Raphael, produtor do Proteste Já. É o que eu posso fazer. Espero que ele entre em contato com vocês. Boa sorte.

  • Caroline

    Olá…Tentei por diversas vezes enviar um email para a produção do proteste já e não consegui.
    Resolvi mandar então através daqui…
    Gostaria muito de fazer uma denúncia na cidade de Sumaré em São Paulo.
    A saúde pública dessa cidade é péssima,temos o pronto socorro municipal localizado em um prédio alugado por aproximadamente 60 mil reais mensal não sei ao certo.
    E é aí que está o grande problema,o nosso prefeito Backin foi reeleito por falta de conhecimento da população.
    O prédio alugado para o ps municipal está totalmente sem condições de uso,
    Buracos no teto,ratos,baratas,gatos que entram no necrotério lambem os cadáveres e depois entram novamente dentro do ps e sobem em cima da mesa e da pia imunda onde os funcionários costumam almoçar,jantar e lanchar,andamos pelos corredores e portas caindo em todo o prédio pisamos nas fezes desses gatos.
    E não para por aí…
    Os funcionários não tem uma copa decente,não tem banheiro limpo,somente banheiros sem luz,sem descarga e sujos pior que banheiro público.
    Semana passada uma acompanhante de um paciente retirou o seu sapato durante a noite para relaxar o seu pé qdo para sua surpreza pela manhã qdo causou novamente foi picada por um escorpião,q absurdo um escorpião em um pronto socorro,e se ele houvesse picado um dos pacientes ou funcionários?
    Macas enferrujadas que se acontecer algum acidente com as mesmas a pessoa acidentada poderá sofrer um tétano.
    Já vi por diversas vezes pessoas inocentes pagar pelo erro dos políticos,ou,seja do prefeito,por falta de materias para o atendimento já vi muitas pessoas entrar em óbito nos 3 anos em que estou lá.
    O ps já foi denunciado por diversas vezes na EPTV no jornal regional,e em outros jornais locais como o Todo dia,mas tudo vai em vão.
    Pacientes morem as minguas sem atendimento…
    Funcionários sem recurso e sem condições dignas de trabalho…
    Crianças mortas por médicos negligentes…
    E o pior é que é o único serviço de pronto socorro da cidade.
    Peço pelo amor de Deus que a equipe do CQC venha fazer uma visita para presenciar essa calamidade pública e cobrar uma resolução desse prefeito que só está preocupado com o seu nariz…
    Grata por enquanto…Abçs a toda equipe e parabéns pelo sucesso

  • Luiz Gustavo M P Tonelo

    Seu quadro é ótimo. Você acredita que aqui em Ribeiráo PRETO, TERRA DO ALCOOL, rodeada de usinas, pagamos o alcool mais caro do Brasil. Custava 1,39 reais, ficou uma semana 1,09 reais, e nesta semana passou para 1,49 reais. Como pode este aumento de todos os postos iguais? fica aqui o meu protesto.
    Parabéns pelo quadro

  • Lucas Tavares

    Participa ae gente da comu do Marcelo Tas

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=70293373

  • Pingback: CQC Blog’s » Blog Archive » Proteste Já: A produção()

  • Débora

    o quadro PROTESTE JÁ é d+ e se puderem me fazer uma visita seria bom, pois o prefeito destruiu a praça e não fez outra.
    Amo vcs de coração! PARABENS!
    BJ ME LIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Débora

    Heeeelp! preciso de ajuda, eu moro em Nova Iguaçu e o prefeito Lindibergh Farias (vulgo: Lindinho) destruiu a praça do bairro onde moro e transformou em uma filial da floresta amazonica. eu sei que o GREENPEACE iria adorar aquela coisa mas as crianças precisam de lazer. preciso de ajuda, entrem em contato comigo por favor.
    BJ ME LIGA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • reginaldo pereira de almeida

    boa tarde, meu protesto vai para, essas leis que o governo, cria para controlar
    as pessoas, ex: o fumo, não poder fumar em lugar, fechado blz, mais não é melhor, fazer uma campanha, para concientizar as pessoas, para não fumarem em locais fechados, que Pais democrático é esse, que não podemos falar nada, desde que seja verdade, e dói naqueles que aprontam, que logo rola processo, quer dizer, o cara errado ainda acha que esta certo.
    chega de nos rotular liberdade sim de verdade, não de fachada….

  • Rosangela Barreto

    Moro em Indaiatuba,interior de São Paulo,cidade padrão,onde o principal hobby dos playboy é o jogo de pólo.Então queridos amigos gostaria que vcs viessem ver as condições da cadeia pública da cidade padrão.Duzentas mulheres onde só cabem 76,vivendo em condições lastimáveis,sem direito a comer sequer o ovo que o governo lhes paga,sem ventilador,sem tv,sem o que ´´é de direito.

  • Samira Cristina da Silva Alves Miranda

    Olá não sabia como falar com o proteste ja então achei esse site e resolvi pedir uma ajuda, …Preciso mto de vcs..Moro em Jundiaí
    Fui selecionada na primeira etapa do prouni (programa universidade para todos) do governo,na faculdade Anhanguera de Jundiaí e fiz tudo que era pra ser feito levei toda a documentação necessária,enfim pediram pra aguardar, mas o responsável do projeto na faculdade não enviou a documentação para o mec e sendo assim me reprovaram por falta de documentação,mas quem errou foi o responsavel da faculdade pois eu levei tudo e não faltou nada tenho
    a prova em mãos..com esse resultado que vi na internet fui até a faculdade e eles simplismente falaram que não poderiam fazer nada,insisti falando que ia levar o caso para tv foi quando ele me disse que sendo assim a faculdade disponibilizaria a bolsa,mas estou aguardando a resposta desde o mês de fevereiro,fui várias vezes na faculdade e eles só sabem me dizer para esperar e não resolve nada…não sei mais o que fazer pois estou perdendo tempo e eles vão ficar me enrrolando até eu desistir, mas eu não quero pq não tenho condições de pagar uma faculdade e até porque é um direito meu fiz mto esforço para conseguir a bolsa e agora eles me aprontam essa..
    por favor estou desesperada preciso de ajuda não sei mais o que fazer..entre em contato comigo por favor…
    Desde ja agradeço….

  • Daniel (editor)

    Samira, a exemplo das outras mensagens, encaminhei a sua pro produtor do quadro. Obrigado.

  • Sheila

    Em primeiro lugar parabéns pelo programa!! Rafinha gosto muuuito de vc e de sua sinceridade..
    Agora .. e a cidade de Francisco Morato? A bélissima cratera? Era pra vc voltar dia 02 de Maio na cidade neh?!
    Bjinhus

  • estefania elida silva reis

    cqc eu gosto muito de voces mais quero ver o vidio da maisa chorando mais nâo magoala ass:estefania

  • ddelciojose weizenmann

    diz a camara que proximo dia 07.07.2009, terça feira sera a votação do projeto já aprovado pelo senado, n camara federal, o CQC, será nosso olheiro e critico? não será o momento de apoiar a esses probres e mal recompensados que tão arduamente contribuiram para opter no futuro uma digna retribuição. comentários é com vosso protesto. Rafinha mostre que voce é macho tche.

  • nei

    ******ATENÇAO******NEPOTISMO*******

    NOTICIA PARA SALPICAR O PROXIMO PROGRAMA
    NA MINHA CIDADE EM QUATRO BARRAS NO PARANÁ
    O NOVO PREFEITO ACHA QUE ESTA ADMINISTRANDO A
    TRANSPORTADORA DELE COLOCOU IRMÁ ,CUNHADO
    CUNHADA SEU #SECRETARIO DE GOVERNO#SENHOR RAFAEL
    COLOCOU FILHA ,MULHER E ATÉ NORA NA CAMARA MUNICIPAL
    O VICE PREFEITO TAMBEM TEM ALGUNS BENEFICIOS,CUNHADO
    SOBRINHO,FILHA,E SUA QUERIDA ESPOSA.PODE ISTÓ TEM MAIS
    O PRESIDENTE DA CAMARA SENHOR ANTONIO TEM IRMÁ NA
    CAMARA E A SUA MULHER NA SECRETARIA DE SAUDÉ.

    GOSTARIA QUE VOÇES EMVESTIGASEM ISTÓ PARA MIN.

  • Daniel

    Nei,

    Como sempre, estou encaminhando a denúncia pro Raphael.

    Lembrando que o Proteste Já tem um e-mail, é melhor entrar em contato diretamente com eles:

    • alfredodiasdossantos

      sou morador da cidade de saovicente segundo fiquei sabendo o governo federal liberou verba para construcao de moradias para a prefeitura da cidade gosto de politica mas esta politica sem dar atencao aos seus eleitores acho uma falta de respeito para com os mesmos ,cheguei de recife em 1987 e nao vi nada a nao ser do sr. deputado federal marcip franca , gostaria de saber o que estao fazendo pelos municipes pois quando chega eleicao os politicos aparecem ,prometendo ressusitar morto assim nao da chega vamos dar um poucco de atencao nos eleitores espero obter resposta end. rua do canal ,930 comp. lig.172 vila margarida sao vicente sao paulo.

      • alfredodiasdossantos

        correcao o sr.marcio franca quando prefeito consertou porcarias que o seu antessesor havia deixado a atual administracao na minha opiniao deixa desejar pois a mesma nao tem muito recurso o finado sr sebastiao nao fez nada que viste .o finado sr.reis tambem quando prefeito digo o mesmo o luca do pt digo omesmo o melhor foi o sr. marcio franca esperamos uma solucao pois a informacao que tive da secretaria da habitacao onde resido sera para depois desculpe-me pelos erros de portugues pois na palavra pouco peco ajuda alfredo dia.

  • http://[email protected] ELISANGELA SANTOS

    GOSTORIA QUE O CQC FOSE NO BAIRRO BOTAFOGO MUNICIPIO DE NOVA IGUAÇU,FOI CRIADO UM ESPAÇO CULTURAL E NÃO TERMINARAM E ESTA JOGADO E SERVINDO DE MORADIA P/MORADORES DE RUA E PREJUDICANDO OS MORADORES DO BAIRRO

  • Viviane

    Moro em Brusque –SC, e após todo aquele desastre que ocorreu aqui em novembro do ano passado, ainda sofremos com as conseqüência e o desleixo das autoridade competentes. .Mesmo depois de toda aquela propaganda “reconstruindo Santa Catarina” muita coisa ainda não foi feita, e simplesmente os governantes preferem não ver tais problemas por puro comodismo. Como exemplo disso, quero denunciar que nesta cidade há um posto de saúde no bairro São Pedro, que funciona praticamente debaixo da lama, e ao seu lado há uma creche que esta fechada desde o ano passado por estar também “sufocada” pela lama, pois uma encosta que ficava atrás de ambos cedeu com a chuva ano passado e nada foi feito ate agora.
    A prefeitura encaminhou as crianças da creche para uma casa, que eles garantem que tem o mesmo conforto, facilidade e estrutura de uma creche.E o posto esta funcionado, isso mesmo atendendo as pessoas do bairro com toneladas de lama atrás.
    Vocês devem estar se perguntando, mais como isso é possível se saúdes e educações são prioridades de qualquer governo ? Pois bem, ate são, mais aqui esta acontecendo um jogo de “empurra empurra”, pois a prefeitura diz que não é sua responsabilidade arrumar literalmente toda aquela lama, pois já foi feito um acordo com o proprietário do terreno é que ele ira arrumar, porem o incrível acontece, tal proprietário trabalha pra prefeitura e tem familiares trabalhando nas secretarias e quando ele e questionado sobre tal problema, simplesmente diz que o Sr° prefeito era arrumar.
    Enquanto isso o morro que deslizou continua ameaçando a estrutura tanto do posto de saúde quanto da creche, trazendo umidade para o local e deteriorando todo o material que esta dentro, ou seja, jogando o dinheiro publico no lixo.
    Mais quem esta preocupado com isso, muitos fundos foram encaminhados a Santa Catarina, vamos mostrar para todo o Brasil obras grandes, algo que envolva muito dinheiro. Deixar um posto de saúde e uma creche de lado não é nada, afinal quem vai ficar olhando para essas coisas tão pequenas.
    Espero que meu protesto seja lido por muito e que vocês venham mostrar para todo o Brasil que muito e publicado da tal reconstrução, porem pouco se faz.

  • francisco do Meier

    Olá…Eu gostava mais quando o CQC fazia umas materias sérias ,e sempre com muito bom humor ,humor esse que agradava a todos menos os que de uma forma ou de outra,devia explicações ao publico e a midia ,principalmente( muitos) certos politicos mas,de uns tempos para ca,não tenho mais podido ver o programa por serem usados muitos termos baixos,grosseiros como por exemplo,o do ultimo final de semana que ,quando terminada a materia entre o jogador Roberto Carlos e um jornalista esportista se não me engano seu nome é Paulo Otavio,o Rafael(que eu muito admirava),achou que devia traduzir a tal mensagem do @ .com .Eu espero(O Povo Brasileiro) poder contar com o programa para ajudar a moralizar o PAÍS, e vocês estavam indo muito bem antes mais agora… Como voces vão ajudar o povo se estão incentivando o povo a serem ridiculos,imorais assim como uma tal ex prefeita(Relaxa e…). Nos ajude.Nós precisamos de gente de coragem como voces demonstravam no inicio mais agora e bagunça so.Gente assim ja tem muito,ou voces viraram a casaca tambem.VIVA O BRASIL E O NOSSO POVO !..

  • angela maria santos

    oi meu nome é angela e moro na cidade do interior de são paulo que se chama Tarabai,proximo a cidade de Presidente Prudente,pois é já tentei varias vezes mandar email pra vcs do cqc e em nenhuma vezes fui correspondida… pois nóis da população estamos passando por uma calamidade em nossa cidade por causa da nova prefeita da cidade,pois estamos fazendo varios protesto na cidade em frente a câmara municipal,por causa de 30 casinhas que o governo federal mandou pra cidade (minha casa minha vida ) um programa feito pela caixa federal , nois estamos pedindo justiça,nóis queremos que seja feita um sorteio com a população,porque a prefeita e a assistencia social da cidade escolheram a dedo pra quem iriam dar as casinhas,e só quem pegou casinhas foram familia da assistente social da cidade e da prefeita e vereador ( cujo é irmão da prefeita).. e fora isto tem nepotismo na cidade e a saude esta uma calimidade, farios remédios foram jogados fora porque não foram destribuidos pra população devidamente como deveriam ser , e estavam escondidos num barracão e sendo que muitos precisavam dos remédios… a prefeitura da nossa cidade esta uma vergonha ,ja entramos até na justiça pelo cômite da cidadania pela ética na politica e defesa dos direitos do cidadão de tarabai ,pedimos pra promotoria publica da justiça rever estas situações porque foi feito irregular as entregas das casinhas queremos que seja feita uma distribuiçoes corretas com direito a sorteios em publico,fizemos varios abaixo assinados e entregamos na promotoria publica e estamos esperando a resposta do promotor e seria de muita ajuda se nóis da população recebecem a ajuda de vcs aqui em tarabai,sei que ja ajudaram muitas cidades e população, as têves da região são tds compradas e nem querem se envolverem e por isto estou recorrendo a vcs eu estou representando a população de tarabai e por isto estou entrando em contato com vcs e é em nome desta população que eu estou pedindo que nos ajude ,adoramos o seu programa cqc e contamos com sua presença deixo o meu telefone pra qualquer pergunta (018)97482622…. tem muito podre aki que só vindo pra eu te contar bjks e fiquem com DEUS!!!! VIVA BRASIL

  • marlene

    oi td bém gostaria que o proteste já viese aqui em francisco beltrão p ver tanta inregularidades que tem aqui.são tantas que é so ver p crer se possivel.eu assisto tdas as segunda o CQC .gosto muito e acho legal o programa em si,de preferência o proteste já e também o top faive.um abraços a tds,do CQC.tds vcs são muito engrasado,o marcos luk então sem comentarios;BEIJOS a tds até.assisto também o formigueiro.francisco beltrão fica no paraná.

  • jossuy diniz

    nos aqui em mato grosso do sul somos grande adimiradores de seu progama vcs tem grande audiencia,mas o nosso protesto e sobre uma obra aqui em campo grande ms que ja tem um ano e meio e o nosso prefeito não consegue acabar numa grande avenida perto de uma grande faculdade prejudicando a maioria da população e dos academicos espero com suas presença aqui resova a questão ja q ja tamos entrando na faze de chuva eu acredito q vai mas um ano como se diz aqui a a obra so deu saida e como cavalo paraguaio so tem saida ev eras outras obras q ta no mesmo situação uma capital como a nossa fica como disse temer em cuiba matogrosso do sul tem mania de grandesa issi vai dar umebope da queles e so vcs conferir esse e onosso protesto e verdade que o tiririca passou nas provas e que o nosso presitente lula que corrigiu a prova

  • http://naotenho sergio lemos da silva

    Meu nome é sergio, moro no interior de Minas Gerais cidade, Governador Valadares,bairro Santa Rita, rua campos sales n.2541 cep.35040090. O assunto é tem 23 anos que moro neste mesmo local do bairro e a mais o menos 18 anos nos ouvimos a mesma historia que vai pavimentar a baixa do quiabo como é conhecida no bairro essa nossa area.Mas agora nas vespera das eleiçoes um deputado chamado Leonardo Monteiro PT diz ter conseguido junto ao governo federal uma verba para fazer tal obra! Agora esse mesmo deputado foi reeleito diz que o dinheiro ja estar depositado numa conta da caixa que no maximo depois das eleiçoes as obras seria dada inicio mas até hoje nada foi feito, e no nosso estado as eleiçoes ja foram decidida no primeiro turno.Se eles atender esse pedido nosso atraves de vcs creio que ficara para o ano que vem devido as chuvas mas pelo menos limpar um boeiro na minha rua que quando chove alaga toda a rua as pessoas tem que ficar cortando caminho para ir para o trabalho e ja fizemos esse pedido atraves de veriadores o pessoal do semov que é orgao responsável por esse serviço e até hoje nada esse é o meu protesto muito obrigado a vcs e adoro esse programa. Vem Rafinha conhecer a capital mundial de voou livre.26,10,2010 Hr 13,50

  • JOSE RAFAEL

    POR FAVOR NAO AGUENTAMOS MAIS O LIXO DA CIDADE DE LORENA E LIXO PRA TODO LADO A PREFEITURA NAO ESTA NEM AI O PREFEITO JA FOI CONDENADO POR VARIOS PROCESSOS A PREFEITURA JA FOI ROUBADA VARIAS VEZES E SECRETARIOS ENVOLVIDOS EM FALCATRUAS CARGOS DE CONFIAÇA DEMAIS ANTES COM OUTRO PREFEITO ERA 900 FUNCIONARIOS E FINCIONAVA A CIDADE ERA LIMPA HOJE COM 2000 FUNCIONARIOS NADA FUNCIONA OS FUNCIONARIOS DA LIMPEZA PUBLICA FICAM SENTADOS JOGANDO BARALHO E A CIDADE SUJA E ROUBO PRA TODO LADO SECRETARIOS ENRIQUECIMENTO INLICITO OBRAS PARADAS MAS O QUE TA UMA VERGONHA E A SUJEIRA DESSA CIDADE CAMINHOES DA PREFEITURA PARADOS NA GARAGEMM FOI COMPRADA UMA GARAGEM NOVA PARA A PREFEITURA NO VALOR DE 700 MIL REAIS E NUNCA FINCIONOU AGORA VIROU DEPOSITO DE SUCATA CARROS QUE ERAM PARA SEREM LEILOADOS SUMIRAM DESVIOS DE DINHEIROS NAO APURADOS ATE O PROPIO PREFEITO ACUSADO DE PEDOFILIA SAIU NA REVISTA EPOCA R NADA FOI APURADO POR FAVOR O QUE QUERO MESMO E QUE VEJAM A SITUAÇAO DO LIXO NA CIDADE TA UMA VERGONHA E TEM MAIS FOI TERCEIRIZADO A COLETA DO LIXO COM VARIOS CAMINHOES NA GARAGEM E COM VARIOS FUNCIONARIOS PARADOS

  • eliane almeida nascimento

    eu quero que voces vem aqui na Ilhabela Litoral Norte daqui de Sao Paulo, porque esta cidade esta uma bosta .Olha cqc o Prefeito ea Secretaria de Saude ,esta achando que nos da cidade somos ”palhaços” ,entao eu que voces vem logo ,eu ja mandei um email protestando isso mas voces nao me responderao. Agradeço se voces comparecerem a essa cidade e da um basta nesses filha da puta desse prefeito safado e senvergonha.O programa e voces apresentadores sao NOTA 10 .

  • Marina

    Eu não sei como protestar direito. Se é aki mesmo, é aki mesmo que vou falar.
    Moro numa cidade (parnaíba) no interior do Piauí. Existem mais ou menos 160 mil habitantes. A saude publica é horrivel. TUDO que é publico aki é largado. Para você ter uma ideia, Wilson Martins, governador reeleito está de ferias e ninguem sabe ninguem viu. Mas o que me fez ter coragem de por a boca no trombone foi que descobri, que aki nesta cidade, não existe IML. Existi um medico legista que nunca está no horario certo do plantão e que só libera os corpos para o enterro depois que rola uma negociação (sim, PROPINA). Queria fazer alguma coisa diante de dessa situação ridicula. Obrigada pela preucupação de melhorar o pais. Estou aguardando ansiosamente a resposta.

  • larissa lana

    dez de quinta- feira, a minha rua esta sem água, e a sabepe dis que está normal por favor em nome da minha rua. por favor nos ajude pois não aguento mais carregar balde de água, pois só tenho 13 anos

    nos ajude por favor
    obrigado
    ps:rua jardim sunpenso 91 jardim suspenso, embu
    numero de contato 71356277

  • zenilton pereira

    o jardim shangai bairro que moro a 15 anos esta semana foi noticia nos principais jornais da nossa região com o despejo de algumas familias, isso gerou protesto e revolta dos moradores, pois a imobiliaria que é dona dos terrenos não querem negociar as casas com os atuais moradores o prefeito de campinas se propos a nos ajudar pelo seu twiter, mas até agora não tivemos resposta dele, segundo advogados que estão trabalhando no processo de negociação existem 130 ordens de despejo aqui no bairro, sera que o Rafinha não poderia trocar umas palavra com o Sr Doutor Hélio prefeito de campinas pra ver oque ele vai fazer com este monte de gente na rua. Grato

  • http://[email protected] cristiane mazzetti

    o prefeito de minha cidade está louco, abriu concurso para serviços gerais masculino e feminino, ha 11 meses, contratou alguns, agora dia 11 de dezembro fez um seletivo para o mesmo cargo, e disse que esta certo,o promotor esta com ele, tbem sao meio parentes,ele diz que esta dentro da lei,mas pelo que sei para burlar lista de um concurso,por um seletivo so se houver calamidade publica, e aqui em sao pedro do turvo nunca aconteceu, furacao,terremoto,enchentes ou coisas do tipo ,a nao ser que o prefeito seja amigo de sao pedro e ja ta tudo combinado, eu como a proxima a ser chamada no concurso estou indignada,aqui ele ja dividiu ricos e pobres,desmatou a margem de um rio,humilha vereadores assim nao da, venham aqui cqc por favor, parece que temos um ditador

  • luiz

    Gostaria de parabeniza-los pelo vosso trabalho e gostaria de pedir que nos ajudassem,pois somos moradores da rua oito de setembro no cachambi rio de janeiro e sofremos a mais de 40anos com falta de agua ,ja foi dito pela cedae que os canos que abastecem a rua se encontram esclerosados,ou seja enferrujado e nao tem condiçoe s de uso,mas dizem qeu a troca dos mesmos é muito cara,ja tentamos de tudo ,mas nao nos dao atençao nenhuma ,pedimos SOCORRRRRO,pois nao da pra aguentar mais a situaçao,por favor nos ajudem ,abralos Luiz.

  • Eliane

    Vejam esse video.

    http://www.youtube.com/watch?v=6-Il31L8VZo&feature=related

    Índios tomando banho em cachoeira imunda pelo vazamento de esgoto e que tbm poluiu um dos lagos do Parque do Jaraguá e todos aguardam providências a anos!

    • http://[email protected] Maria Jose de Paula Bastos

      Sou moradora de Feira de Santana no estado da Bahia,tenho mãe com dificuldade de mobilidade, sofre de artrose e inclusive eu tambem tenho problema de joelhos. Tenho presenciado pessoas com dificulda-de de locomoção tendo que viajar pessaoas chegando e saindo da Estação Rodoviaria de Feira de San-tana,a dificuldade de subir e descer os degraus da referida estação, numa situação de doer na alma.O e-levador que conduz os deficientes já foi liberado há meses por questão de burocracia ainda não foi instalado enquanto isso idosos principalmente e a comunidade continua sofrendo sem que os poderes o quem quer que seja se quer tomen nenhuma providencia.Por isso peço a voces que nos ajudem pois neste pais as coisas só começam a andar quando a Impressa torna público e faz cobranças das muitas irregularidades que acontecem entre nós. Um grandoso abraço a todos voces do CQC – Proteste Já.

  • http://[email protected] Daniel

    Escute essa historia q legal,moro em Visconde de Itaborai,no municipio de Itaborai RJ.Vivo aqui a exatamente 21 anos ou seja nasci aqui.e a exatamente 21 anos o bairro ñ ver asfalto,quando chove so carangueijo consegue andar e quando ta calor vc tem q andar com uma mascara parecida com aquela da gripe suina,de tanta poeira,+ agora tivemos uma boa noticia vão “asfaltar” aplausos por favor.E mais não e bem assim ñ o asfalto esta vindo maaaiiis por intermedio da petrobras e do governo federal,por isso o asfalto vai vim so na parte principal,e onde eles consideram q sera o unico lugar q com certesa a petrobras ira usufruir e onde passa uma linha de onibus e mora a maior parte da população de visconde q se exploda q se atolem na barro ou se engasguen na poeira,e a situação e precaria se vcs tiverem como venhan ver essa situação q ao inves de se juntarem e resolver o problema geral ñ vao vim o governo federal faser uma coisa e ai o governo estadual e municipal vai ficar de braço crusado so observando, o governo federal trabalhar….grato e agurdo vcs!!!!!!

  • http://... luciano

    Olá, gostaria de protestar em relação ao curso de Ciências da Computação em Dourados – MS na Universidade Estadual do Mato Grosso Do Sul, o problema esta sendo o seguinte:
    Recentemente o curso passou por uma avalição do MEC na qual atribuiu uma nota para o curso de 1 até 5, o corpo docente juntamente com os alunos tiverem nota 4 que no qual significa que os alunos estão se interagindo muito com os professores.
    Porem, recebemos a nota 1 em relação a infra estrutura, no qual a nota final do curso ficou em 2, ou seja, para que o curso permaneça na universidade, deverá ter no mínimo nota 3, um relatório passado pelo MEC informava que a Universidade NÃO POSSUIA AS MINIMAS CONDIÇÕES PARA A PERMANENCIA DO CURSO, os laboratórios de informática estão totalmente ultrapassados e sucateados, demoram cerca de 10 minutos para inicializar o computador, alguns fazem esse tempo recorde 8 minutos. A biblioteca NÃO POSSUI NOVOS LIVROS para ajudarmos, estamos com livros ultrapassados, NÃO TEMOS laboratório de Eletrônica Digital, NEM A LICENSA DO WINDOWS XP A UNIVERSIDADE NAO POSSUI, antigamente tínhamos porem era “PIRATA” e teve que ser removido, hoje estamos usando o Linux, porem alguns programas que precisamos para fazer programar não funcionam no Linux, as salas de aula não suportam a quantidade de alunos matriculados, recentemente foi FECHADO um dos 3 laboratórios de informática pois as maquinas não estava mais funcionando corretamente, e provavelmente estará fechando os outros 2 laboratórios, a ventilação nas salas de aula são precárias, FALTA SALAS DE DEPENDENCIA, à pouco dias conversamos com o reitor da universidade e ele falou que não pode fazer nada pois não tem verba suficiente para fazer as melhorias, fizemos protestos, baixo assinados e até agora nada de melhorias, o reitor falou que temos que conversar com o governador André Puccinelli, porem não conseguimos horário disponível na agenda dele, não sei o por que mais nunca tem horário disponível, este ano será feita uma avalição no curso Sistema de Informação no qual utilizam os mesmo equipamentos que a Ciências da Computação, O tempo está passando e nada de uma resposta para estar passando para nós alunos, Estamos implorando para que nos ajudem, pois NENHUM ALUNO QUER SE FORMAR SEM CONCEITO NO MEC.
    EXISTEM DIVERSOS PROBLEMAS NA UNIVERSIDADE SOMENTE VOCÊS VEREFICANDO QUE VÃO SABER A QUANTIDADE DE PROBLEMAS.
    POR FAVOR, NOS AJUDEM SE NÃO SEREMOS FORÇADOS A MUDAR DE INSTITUIÇÃO OU DE CURSO.
    Para entrar em contato
    (66)99649453
    (67)96030291
    É UM GRITO DE SOCORRO DOS ALUNOS!!!

  • Wesley vieira

    Devido ter vindos á cidade de lorena.eu como morador do bairro onde voceis fizeram a filmagem da ponte que caiu próximo da USP.estive na câmera no dia 23/05/2011 onde os funcionários BEM BAGOS COM O SALÁRIO ACIMA DE CINCO MIL REAIS , SEM CONCURSO PÚBLICO SE MANIFESTARAM COM AS SEGUINTES FRASES: “DEIXA O PREFEITO TRABALHAR EM PAZ”, “CHEGA DE PESSEGUIÇÃO”, “O PREFEITO É DO BEM”, “DR. PAULO NEME PAIZÃO DE LORENA “. OBS FILMADO PELA BAND .
    Nós moradores lorenense queremos uma resposta imediata da prefeitura , pedimos aos responsaveis pelo o programa que montem uma matéria sobre os problemas de lorena.
    Certos de contar com a atenção aproveitamos a oportunidade para externar votos de elevada estima e consideração.
    desde já agradeso vossa atenção ….

  • fabio henrique

    bom dia eu gostaria muito da ajuda de voces ao lado da minha casa tem uma marcenaria eles trabalam com tinta dia e noite eles não tem horario porque e fundo de quintal eles pintan no meu portao eu tenho uma filha de dois anos que vive no hopista porque o cheiro da tinta e muito forte e o po da madeira vai tudo dentro da minha casa minha filha não pode nem brinca do meu quintal eu ja fui da prefeitura de nova iguaçu varias vezes eles falaram que não pode fazer nada o fiscal ja veio aqui entrou la dentro e saiu sorrindo e brincando com o dono eu tenho varias fotos deles pintando no meu portao tbem tenho os dois comprovante da reclamação na prefeitura eu gostaria muito da ajuda de vcs pela saude da minha filha

  • cristiane caetano dos santos

    ola para todos to escrevendo para pedir que venham ate vargem grande paulista nos ajudar pois fomos despejados e prefeito nao quer ajudar a gente e tem mais de 100 familias ele nao quer nem receber nos na prefeitura isso tem 40 dias nos ajudem por favor o prefeito nao gosta de preto e nem pobre estamos funicado agora a unica esperanccccca e voces ne to confiante ne obrigado

  • Geovane Leite Gomes

    Ola galera

    estou aqui pra pedir que vocês me ajudem. não só a min mas a todos os surfistas que surfavam no Recife em Boa viagem.no ano de 1990 a galera surfava muito aqui mas depois da construção do porto de suape
    começou a ocorrer ataques constantes de tubarões.nosso pedido foi aceito e prepararam uma rede de proteção contra tubarão a rede já esta pronta e já foi testada só falta uma iniciativa do governo pra colocar a rede mas o governador só fica nos enrolando eessa rede já era pra estar na praia a muito tempo desde março do ano passado que o governo não toma uma iniciativa os ataques vem aumentando cada vez mais eu preciso muito da ajuda de vocês por favor ler esse recado e nos ajuda não só a min eu estou aqui em nome da cidade do recife não só dos surfistas mas de toda galera que quer da um mergulho em paz sem perigo algum é isso ai galera.

    ALOHAA
    s

  • rosenellar G. Rosario

    Sobre a Paulicoop de Osasco,empreendimento jardim das acacias,comprei na planta em 1995,um apartamento,tem 16 anos e quitado,e até agora não recebi o apartamento,e mais eles estão vendendo apartamentos no local,o mesmo procedimento no de Santo Andre,e tem mais tem 2 anos coloquei na justiça,com departamento juridico que estão enrolando já paguei para o advogado da associação 5 mil reais e nada, me ajudem a colocar esses fraudadores na cadeia.Será que esse País é de impunidades???

  • lau

    ola , moro na cidade de São Roque interior de S.P, faço faculdade na FAC onde é UNINOVE , acontece que estamos no 3° semestre e o valor da mensalidade vem subindo semestralmente um valor abusivo, no dia da matricula a secretaria nos comunicou que o aumento seria anual e não semestral .Precisamos devocêis.

  • Caio Cesar Pompeo Pedroso

    POR FAVOR NÃO DEIXEM DE LER !!!!!!!!!!!!!!!! <0/ <0/ <0/ <0/
    <0/ <0/ <0/ <0/ <0/ <0/ <0/ <0/ <0/
    BOM DIA!! JA FAZEM 19ANOS Q EU MORRO NA CIDADE DE VARZEA PAULISTA,EM NOSSO BAIRRO TE UM RIO DE ESGOTO Q CADA DIA QUE CHOVE ELE VAI DESMORONANDO E FICANDO MAIOR ,TODA VEZ Q CHOVE ELE TRANSBORDA E ACABA ENTRANDO ÁGUA NAS CASAS,MAIS O PROBLEMA MAIOR É QUE TODO DIA ANOITE NESSE LOCAL FICA ESCURO E MUITO POUCO MOVIMENTADA JA MORRERAM 2 MULHERES ESTRUPADAS E 5 CARROS CAÍRAM DENTRO DO RIO, POREM ESSE TRAJETO E BASTANTE FEITO POR MULHERES,HOMENS E CRIANÇAS Q ESTUDAM OU VOLTAM DO SERVIÇO, O PREFEITO FALO Q ELES IRIAM CANALIZAR O RIO COLOCAR ILUMINAÇÃO ADEQUADA,MAIS E TUDO MENTIRA NUNCA FOI FEITO NADA, PIOR SABEM OQ ELES FAZEM QUANDO ESTA CHEGANDO PRÓXIMO DA ELEIÇÃO CARPI TODO O MATO Q FICA ENVOLTA DO RIO E DEPOIS PLANTAM GRAMADO, DEU A PRIMEIRA CHUVA LEVA TUDO EM BORA …………………………………………………….
    FAVOR NOS AJUDE ANTES Q TENHA MAIS VITIMAS…..
    OU Q A PROXIMA VITIMA SEJA MINHA MÃE….
    GRATO

  • http://apeoc.org.br Professor

    OS PROFESSOSSORES DO CEARÁ PRECISAM DE APÓIO

    Após meses de negociações com o Governo, o Sindicato-APEOC se cercou de informações e dados técnicos que comprovam que o Estado do Ceará, além de pagar um dos piores salários do país, é o Estado do Nordeste que menos investe no pagamento de professores, seja considerando o total dos recursos da Educação, seja considerando os recursos do FUNDEB;
    Durante todo o processo de negociação o Governo sonegou informações solicitadas por nosso técnico em orçamento público e plano de carreira;
    É notório para a sociedade cearense que o Sindicato insistiu e insiste nas negociações, fato público demonstrado nas Assembléias da categoria;
    Na audiência do último dia 28 de julho com o Governador do Estado, Secretaria da Educação e Sindicato-APEOC, o Chefe do Executivo, mesmo frente a vários apelos de dirigentes do Sindicato-APEOC, disse que não caberia discussão sobre a proposta de tabela e que enviaria a Proposta para Assembleia Legislativa na semana seguinte. O ato político do Governador encerrou as negociações. No mesmo dia o Governo publicou em seu site o conteúdo da proposta, não negociada e sim imposta, o que reafirma o ato de encerramento das negociações por parte do Governo. O Governo estava informado que no dia 01 de agosto a categoria tinha marcado Assembleia Geral para deliberar pela greve ou não, essa decisão dependia do resultado da audiência;
    A audiência marcada posterior à audiência com Governador, com Secretários da Educação e Fazenda, por solicitação do Sindicato APEOC, tinha objetivo claro definido, qual seja a demonstração por parte da Assessoria Técnica do Sindicato APEOC que o Governo tem margem no FUNDEB para investir no pagamento do magistério. Na audiência do dia 28 de julho o Governador deixou claro o limite da audiência com SEDUC/SEFAZ, ou seja, não mais estava em discussão a proposta de tabela e sim verificar a possibilidade “benefícios futuros”, como reajuste diferenciado em janeiro de 2012;
    Sobre a informação do Governo de que o incremento no salário inicial do graduado seria de 45%, na realidade não chega a 37%, mas a questão central é que mesmo para esse grupo (de aproximadamente 3.000 professores, o que corresponde a apenas 7,33% da categoria, considerando o quadro de efetivos de 22.000 professores),a proposta do governo não é vantagem, posto ocorre que pelo plano de carreira vigente o ganho desse pessoal com a especialização é de 47,77% a mais no seu salário atual; considerando o mestrado, o ganho é de 55,68%; no entanto, o Governo, pela nova tabela, impõe gratificação de R$ 90,00 para especialista e R$ 180,00 para mestre;
    Os atuais professores graduados em início de carreira já estão no prejuízo, pois em julho de 2009, logo após ter ingressado com a ADI contra o piso, o Governo extinguiu gratificações a exemplo do incentivo profissional e lotação em determinados locais, através da Lei nº 14.431.
    Afirmar que a carreira atual é inacessível para maioria da categoria, pois dependeria ser mestre ou doutor é inverdade, pois o fato concreto é que mais de 70% do quadro de efetivo encontra-se na referência 24 (última referência da classe do especialista), considerando carreira com total de 30 referências. Na verdade, o Plano de Carreira atual é de 1993, precisando haver apenas “descompressão”, ou seja, criação de novas referências para possibilitar a continuidade da carreira, e não extirpar da carreira os especialistas, mestres e doutores;
    A proposta do Governo incorpora vantagens (Vantagem Pessoal Nominalmente Identificada) e a gratificação de regência de classe, que é de 10% sobre o vencimento salarial do professor, o que é vedado pelo Supremo Tribunal Federal, fato a ensejar Reclamação do Executivo Estadual ao Supremo Tribunal Federal.

    Estamos absolutamente convictos de que a atual proposta do Governo retira a mínima atratividade ainda existente na carreira , reduzindo drasticamente, por consequência, o interesse em nela se ingressar e o pior, gerando forte fuga de professores do magistério estadual, instalando na educação pública estadual verdadeiro caos, diante da falta de professores.

    Diante do exposto, o Sindicato-APEOC lamenta a postura do Governo de tentar confundir a sociedade e reafirma a necessidade urgente de abertura das negociações, para que, chegando-se ao bom termo, a Greve Geral Interior e Capital chegue ao seu fim através de decisão da Assembleia Geral da Categoria.

  • Natália Bueno Louzano

    Olá, meu nome é Natália, estudo em Mirassol, freqüento o curso de Administração em uma faculdade privada chamada UniFaimi. A mesma, em julho deste ano foi vendida para um grupo chamado Uniesp, no prazo de 3 meses, o mesmo mudou nosso horário que antes era das 19:15 às 22:45 e agora é das 18:30 às 22:00, com a finalidade de não pagar adicional noturno aos professores e dificultando a vida dos alunos, pois a maioria de nós, saímos do serviço às 18h. Bom esse foi o menor dos problemas, o pior ainda estava por vir. Semana passada (01/11/2011) veio a ser anunciado que o valor de nossa mensalidade vai subir de 392,00 para nada mais, nada menos do que 817,00 em 2012. Isso no curso de administração, porque no curso de Direito o valor subiu para 900,00 e Educação Física, que era em torno de 250,00 foi para 750,00! Poderíamos muito bem, simplesmente pegar nossas trouxas e mudar de faculdade, mas chegamos a conclusão de que se estudamos nessa instituição, merecemos respeito, além de que não nos convém estudar em São José do Rio Preto, que é uma cidade vizinha, pois é muito longe. Além disso, houve outro problema, antes, quando a faculdade era da Unifaimi, não precisávamos pagar a rematrícula, agora temos que pagar 250,00 se quisermos fazê-la! Ontem (07/11/2011) fizemos um protesto para pressioná-los e obter uma resposta disso, chamamos até um noticiário local para ver se resolvia algo, mas a direção da faculdade esta fugindo dos alunos e da imprensa e não nos da uma posição. O Sr. Marco Antonio (Diretor da Faculdade) diz que não pode fazer nada porque se não é mandado embora, perde seu emprego (como se nós estivéssemos preocupados com isso!). Não sabemos mais o que fazer. O diretor geral do grupo, esta em São Paulo e não sabemos como fazer contato com ele, se é que ele quer nos ouvir! Meu celular é esse 8145-9533 .. Por favor, nos ajude!!!!!

Widgetized Section

Go to Admin » appearance » Widgets » and move a widget into Advertise Widget Zone